Pedagogia 6º Semestre

Patricia de Oliveira Lima ---------- Andrea Bruna
Maria da Glória-----------------------Jaqueline Souza
Taís Alves-------------------------------Renata Bispo
Erlane Costa---------------------------PEDAGOGIA 6º SEMESTRE


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO


Possibilidades de Intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número


A construção do conceito de número pela criança é iniciada antes mesmo dela ingressar na Educação Infantil. Pois através das relações sociais e em seu dia-a-dia a criança se depara com situações que em que precisará quantificar elementos, organizar ou enumerar. O papel do professor é transformar o pré-conceito em conceito e para isto, deverá preparar atividades, baseadas na vida cotidiana de seus alunos, partindo de experiências concretas.
O professor deve ajudar seu aluno a construir seu próprio conceito sobre números, agindo como um mediador no processo de ensino-aprendizagem, utilizando o conhecimento prévio da criança em atividades que envolvam sistemas de classificação, seriação e quantificação, tais atividades devem sempre estimular as habilidades e autonomia do aluno, sendo o professor, o principal agente incentivador.
A intervenção pedagógica deve sempre ser concisa e feita de forma clara, considerando a realidade socioeconômica dos alunos, o grau de escolaridade e a bagagem cultural que estes possuem. Estabelecendo vínculos entre a matemática aprendida em sala de aula, a história da matemática e a matemática utilizada no dia-a-dia. O professor deve intervir de forma a levar o aluno a superar suas dificuldades, sem menosprezar as experiências e os conceitos lógico-matemáticos que seu aluno construir.
Considerando a teoria de Jean Piaget e a faixa etária que iniciaremos o processo inicial da construção do conceito de número, compreendemos que tal processo deverá se dar através de interações sociais e situações concretas. Na Educação Infantil, a faixa etária é de até 6 anos, e segundo Piaget, a etapa de desenvolvimento que essas crianças se encontram é a Pré-operacional, onde as interações sociais são necessárias, pois nesta fase a criança está ligada aos objetos materiais, aprende através da repetição espontânea, ligando objeto ao número. No Ensino Fundamental, dos 06 aos 12 anos, os alunos estão na etapa Operatório Concreta, necessitando ainda de objetos concretos, mas já realizando algumas ações mentalmente para constituir conceitos. É de suma importância que o professor tenha conhecimento dessas etapas de desenvolvimento do aluno, para que possa intervir de forma correta.
O jogo pedagógico é um grande auxiliar não só no processo de construção do conceito de números, mas em qualquer processo de ensino aprendizagem. Moura, define: "O jogo pedagógico como aquele adotado intencionalmente de modo a permitir tanto o desenvolvimento de um conceito matemático novo como a aplicação de outro já dominado pela criança." (Moura,M.,1992a:p.53)
O modo como o professor intervém em um jogo, pode torná-lo fator decisivo para a aprendizagem, podendo até transformar um jogo espontâneo em um jogo pedagógico, desta maneira, podemos dizer que o fator primordial não é o jogo e sim as intervenções praticadas pelo professor.
                Contudo, percebemos que somento o planejamento de uma atividade, não é o suficiente para que tenhamos sucesso no processo de ensino-apredizagem. É necessario que planejemos também as intervenções a serem realizadas, para que estas não tenham seu potencial reduzido.
  
Referencias:

RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática,2009.
 MOURA, M. O. O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. O Jogo e a Construção
do Conhecimento na Pré-escola. Séries Idéias-FDE, São Paulo, v.10.

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